quinta-feira, 1 de novembro de 2018

REPORTAGEM 5º ANO "A"


De olho na tv


É fato que a televisão está presente na maioria dos lares brasileiros e é a principal companhia de muitas crianças, na nossa comunidade, essa realidade não é diferente. O fato preocupante disso é que o uso excessivo da telinha pode comprometer o desenvolvimento das pessoas, especialmente das crianças. O tempo máximo recomendado é de duas horas ininterruptas, entretanto, em entrevista realizada com os estudantes da Escola Municipal Osvaldo Cruz, percebeu-se que muitos  estão extrapolando esse tempo. Confira o gráfico:





Constatou-se ainda que muitos pais ou responsáveis não estão atentos a classificação indicativa de idade dos programas que as crianças estão assistindo, isso é preocupante, afinal as crianças, principalmente as menores, tendem a copiar os comportamentos que visualizam, conforme citou uma estudante do 1° Ano: “Eu assisto Princesinha Sofia porque quero ser uma princesa!”, então se a criança vê cenas violentas, é provável que as copie também. Veja o gráfico das preferências de programação:



Os adultos devem planejar o que as crianças assistem, saber o que elas gostam e orientar o que se aprende com cada programa, é importante também que ofereçam outros entretenimentos aos pequenos, como brincadeiras em família, com a televisão desligada, para auxiliar no processo de desenvolvimento da atenção e concentração. Muitas vezes as crianças assistem televisão por hábito e não por que realmente gostam.

Especial para o Blog da Emoc, pelos estudantes do 5° ano matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário