EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Professora: Francieli Cristoferi




Planejamento de Educação Ambiental 





01/03/2017 até 10/03/2017



Pré I, Pré II, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano


Ouvir a música da Água e cantar;


Confeccionar cartazes para o Dia da Água.



____________________________________



20/02/2017 até 24/02/2017




Pré I, Pré II, 1º e 2º ano

Peixonauta, O caso da água que fugiu
https://www.youtube.com/watch?v=JTuc41CyDqI

O Show da Luna! Como a Água Vira Chuva?
https://www.youtube.com/watch?v=WpOkQ7ayUxQ&t=12s



3º, 4º e 5º ano


Chaves Em Desenho Animado Ep. 006 - Falta De Água
https://www.youtube.com/watch?v=VHBZIDML3mE







--------------------------------------------------------------------------------------------------------



07/02/2017 até 10/02/2017





Pré I e Pré II


Vídeo: Turma da Mônica - Um Plano para Salvar o Planeta








1 e 2 ano


- Atividade:





3 ano









4º e 5º anos


Questionário sobre as consequências do Aquecimento Global:



Vídeo: O brincar e o planeta – professor Sassá


Vídeo: Lixo é no lixo – Tia Cecéu







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------








Planejamento de Educação Ambiental 


28/11/2016 até 02/12/2016

Conteúdo Curricular
Enfeites natalinos com material reciclável
O Natal está chegando, vamos enfeitar à nossa árvore! A nossa casa!

Conteúdos
* Enfeites para a árvore de natal;

Turmas Pré I e II e 1º ano

Materiais:
Palito de picolé,
Algodão;
Papel vermelho (pedaço) e branco (pedaço);
Fita adesiva;
Tesoura;
Cola;
Barbante;
Canetinha vermelha;
2 Botões de camisa;


Turmas 1º ao 5º Anos – Várias opções para enfeites de natal

Materiais:
Cola;
Fitilho;
Papel sulfite de qualquer cor;
EVA de qualquer cor;
Tesoura;

 Assistir o intervalo de 0:20 seg. até 2:09 min
Materiais:
Cola;
1 rolo de lã de preferência branca;
Tesoura;
Eva (retalhos);
Retalhos de tecido;

Assistir o intervalo de 1:07 min. até 2:20 min. 
Materiais:
2 revista do mesmo tamanho;

Cola; Fita para fazer o laço.




Planejamento de Educação Ambiental 

16/11/2016 até 25/11/2016


Conteúdo Curricular
Plantas ou Vegetais
Conteúdos
* Partes que compõem uma planta;
* Processo de fotossíntese;
* Como as plantas se alimentam e crescem?

Turmas Pré I e II e 1º e 2º Anos
Entenda o processo de fotossíntese 

ATIVIDADE PARA TODAS AS TURMAS:
Agora vamos montar uma flor em meia folha sulfite usando sobra de lápis de cor, folhas e gravetos naturais. Use sua criatividade!!!


Turmas 2º e 3º Anos
Entenda o processo de fotossíntese https://www.youtube.com/watch?v=BdEpMI6y0M0

Turmas: 3º, 4º e 5º Anos
Fotossíntese – Ciências – Ensino Fundamental https://www.youtube.com/watch?v=gpvX94uKbCU


Com o auxílio do Professor(a) vamos juntos estudar a importância de cada parte da planta (vegetal):

Partes da Planta
As plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem e morrem. Além disso, possuem capacidade de reprodução, ou seja: de dar origem a novas plantas.
Vegetais podem ser encontrados no solo (terrestres), na água (aquáticos), ou presos nos galhos de outras plantas ou em cercas (aéreos). Quanto ao tipo de clima, podem ser encontrados desde em desertos até em regiões do planeta ricas em gelo.
Esses seres vivos apresentam muitas variações. Podemos encontrar plantas pequenas e outras gigantescas, como algumas árvores da Amazônia. Além disso, há espécies que vivem muito pouco tempo e outras, centenas de anos.
Algumas plantas nascem naturalmente, pois suas sementes são levadas para outros lugares pelo vento, pela água das chuvas, ou mesmo junto com alguns animais. Outras plantas nascem porque o ser humano as planta, seja em jardins, hortas ou em grandes áreas. Nesses casos, falamos que elas são cultivadas.

Importância de cada parte da Planta:

* Folhas: são responsáveis pela transpiração, respiração e alimentação das plantas através da fotossíntese.
* Flores: são responsáveis pela formação do fruto e da semente.
* Frutos: são responsáveis pela proteção da semente.
* Sementes: são responsáveis pelo nascimento de novas plantas.
* Caule: é responsável pela sustentação da planta e por levar água e sais minerais da raiz para as outras partes dela.

* Raiz: é responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela. * Mas vale lembrar que nem todas as plantas possuem todas essas estruturas.





Planejamento de Educação Ambiental 
 31/10/2016 até 11/11/2016
Conteúdo Curricular
ASTRONOMIA
Conteúdo
* Astronomia;
* Atração Gravitacional da Terra;
* Sistema solar;

Prés I e II e 1º Ano
_________________________________________________________________


Para as turmas do 2º ao 3º ano:


Atividade 2º e 3º Ano
Desenhe o Sistema Solar no caderno de Educação Ambiental

______________________________________________________________________


Para as turmas do 4º ao 5º ano:

Atividade 4º e 5º Ano

Pesquisa:
1 – O que é gravidade?
2 – Qual a importância da gravidade para a vida na Terra?

3 – Quais os nomes dos planetas do Sistema Solar?

                                                                          FIM                                                                     





Planejamento de Educação Ambiental 
 17/10/2016 até 21/10/2016

Conteúdo Curricular
Animais Invertebrados e Vertebrados
Concurso: Dia Mundial da Alimentação
Conteúdo:
* Animais Invertebrados;
* Animais Vertebrados;
* Confecção de um desenho que contemple a alimentação e a produção de alimentos para todo o mundo.

Prés I e II e 1º Ano





Para as turmas do 2º ao 5º anos:




 (OBS: Em espanhol, indico para melhor ver as diferentes espécies) 
(OBS: Em espanhol, indico para melhor ver as diferentes espécies)


Atividade: 1º ao 5º Ano
Desenhe no caderno de Ed. Ambiental exemplos de animais invertebrados e vertebrados.


Pesquisa:
3º ao 5º anos

1. O que são animais invertebrados? Escreva exemplos.
2. O que são animais vertebrados? Escreva exemplos.
OBS: Regar as mudas frutíferas.



Planejamento de Educação Ambiental (EA)
 03/10/2016 até 07/10/2016

Conteúdo Curricular
Mostra de Ciências
Ciência de forma divertida
Concurso: Dia Mundial da Alimentação

Conteúdos:
* Plantio de mudas para a mostra de ciências;
* Prática: explosão de cores no leite;
* Confecção de um desenho que contemple a alimentação e a produção de alimentos para todo o mundo.

Prés I e II e 1º Ano

Show da Luna: encaracolados https://www.youtube.com/watch?v=BDgbd3kPwpU

Para todas as turmas:
1ª Atividade:
Explosão de Cores no leite (Quebra da tensão superficial)

Materiais:
4 corantes de cores diferentes.
1 prato fundo;
Cubra o fundo do prato com leite;
Gotas de detergente;
Orientações no vídeo abaixo https://www.youtube.com/watch?v=shbvFGHtVBs

Pesquisa: 2º ao 5º anos

- O que é tensão superficial da água? Explique.

Sugestões e dicas no vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=-70KlgH_mPE

OBS: Regar as mudas frutíferas.

Concurso FAO com o tema:
“O CLIMA ESTA MUDANDO, com ele a ALIMENTAÇÃO e a AGRICULTURA TAMBÉM.”


Informações pertinentes nos links abaixo: 
  1. http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=noticia/view&id=2104 
  2. http://www.sescsp.org.br/online/artigo/10295_O+CLIMA+ESTA+MUDANDO+A+ALIMENTACAO+E+A+AGRICULTURA+TAMBEM
  3. O Clima e a Segurança Alimentar (Vídeos para 2º ao 5º anos) https://www.youtube.com/watch?v=jCbl6Dj0rCY







Planejamento de Educação Ambiental (EA)

 26/09/2016 até 30/09/2016

Conteúdo Curricular

Mostra de Ciências
Ciência de forma divertida

Conteúdos:
  • Plantio de mudas para a mostra de ciências;
  • Prática: explosão de cores no leite;

Prés I e II e 1º Ano

Show da Luna: encaracolados


Para todas as turmas:

1ª Atividade:
Explosão de Cores no leite (Quebra da tensão superficial)

Materiais:
4 corante de cores diferentes.
1 prato fundo;
1 copo de leite;
Gotas de detergente

Orientações no vídeo abaixo


Pesquisa: 2º ao 5º anos

- O que é tensão superficial da água? Explique.

Atividade para 4º e 5º anos

Lavar os frascos de detergente de 5 litros (separados na lavanderia), fazer alguns furos e encher de terra adubada para depois plantas mudas de rúcula, alface e sementes de salsa e hortelã que serão apresentadas na III Mostra de Ciências.

- Para o e anos só colocar terra nos vasos para posterior plantio das mudas e sementes.

Sugestões e dicas no vídeo abaixo:

Regar as mudas frutíferas
Terminar o plantio das mudas frutíferas.




PLANEJAMENTO DE AULAS
12/09/2016 até 21/09/2016


Conteúdo Curricular

ECOLOGIA
 Árvores: um bem comum que todos devemos preservar
Conteúdos:
Cultivo de plantas;
Arborização na escola;
Importância das árvores para todos os seres vivos;



Pré – I e II e 1º ano

Ensaiar com os Prés I e II e o 1º ano essa música para cantar no dia 20 ou 21/09

Árvore Feliz

  1. https://www.youtube.com/watch?v=9_cpSRlJ8AA

Pintura de Desenho Impresso



 2º ao 5º ano

PESQUISA:
1) POR QUE SE COMEMORA O DIA DA ÁRVORE?

2) QUAL A DATA DO INÍCIO DA PRIMAVERA?


Atividade Prática: Passeio conhecendo a copa das árvores.
          Material: Espelhos pequenos.

Atividade Prática:
Pintura de uma árvore em papel Kraft, sendo as raízes em fios (com os dedos), o tronco com batidas leves com a mão fechada, os galhos e folhas com as mãos abertas, frutas e flores com os dedos em cores amarela e vermelha.



Dia da Apresentação

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO
PLANTIO DE MUDAS FRUTÍFERAS NA ESCOLA (21/09/2016)

PRÉ I - PRÉ II - 1º ano - 2° ano – 3º ano - 4° ano - 5° ano

Cada turma deverá plantar uma muda e passará a cuidar da mesma sendo de sua responsabilidade a partir de então. Mudas de cereja, limão, laranja, mexerica, acerola, jabuticaba, entre outras.
PASSEIO COM ESPELHOS PELO BOSQUE (Durante a semana, nas aulas de Ed. ambiental será realizado um passeio com espelhos no pátio da escola, também na rua na frente da escola).
Em duplas os estudantes devem caminhar com um colega com o espelho e o outro orientando o caminho, depois inverte, trocando as funções, dessa forma poderão ver a copa das árvores. (Alunos que tiverem espelhos pequenos devem trazê-los para as aulas).


CARTAZ COM TINTA QUE SERÁ PINTADO COM AS MÃOS PARA REPRESENTAR A ÁRVORE.
Será montado com ajuda com todas as crianças, sendo um cartaz para o período matutino e outro para o vespertino.
OBSERVAÇÃO: Deixar uma pequena parte da árvore para ir terminando conforme vai sendo feita a fala do texto para apresentação.

Ensaios frequentes nas aulas de Educação Ambiental:

APRESENTAÇÃO COM ALUNOS DE 1º AO 5º ANO
HISTÓRIA: UMA ÁRVORE COMPLETA
(Autora: Maria Miranda de Souza)
Uma árvore completa, desenhar em partes e montar fala para cada parte da planta.
Escolher 05 crianças e distribuir cada parte da planta. (raiz, caule, folha, flor e fruto).

1ª: Fala a árvore:   (um aluno do 1º ano)
– Oi turma!
– Eu sou a árvore.
– Sou muito importante para a natureza. Se eu não existisse, nem existiria vida na terra.
Eu purifico o ar, dou sombra, frutos, protejo o solo.
2ª Fala, a folha: (um aluno do 3º ano)
– Ei, dona árvore!
– Eu também sou importante!
– Sou o pulmão da senhora, esqueceu?
– É através de mim que a senhora respira. Sou eu que fabrico o alimento que a senhora precisa.
– Eu sou a Folha!
3ª Fala, a flor: (um aluno do 2º ano)
– Ri e fala:
– Ora esta! Era só o que me faltava.
– Eu é que sou a mais importante de todos na natureza!
– Sou bela, cheirosa, delicada.
– Embelezo e perfumo tudo à minha volta, além de me transformar em deliciosos frutos.
– Eu sou a Flor!
4ª Fala, o fruto: (um aluno do 4º ano)
– Calma aí, dona flor!
– Venho da senhora, mas também sou importante.
– Sou um alimento doce, delicioso, cheiroso que todos os seres vivos precisam, para ter uma vida saudável.
EU sou o fruto!
5ª Fala, o Caule: (um aluno do 5º ano)
– Ei, vocês se esqueceram de mim?
Quem sustenta a folha, a flor, o fruto?
– Quem carrega o alimento para todos vocês?
– Sou eu Claro! O mais importante
O Caule.
6ª Fala, a Semente: (um aluno do 2º ano)
– Pois é, vocês se julgam os mais importantes, mais se não fosse por mim, vocês nem existiriam.
– Eu sou a semente e todos dependem de mim.
7ª Fala, entra a Raiz: (um aluno do 5º ano)
– Puxa vida, como estou cansada!
– É duro manter todos vocês em pé e nem ser reconhecida.
– Por que vocês discutem quem é mais importante?
– Somos um só corpo, e só unidos é que somos realmente úteis e importantes.
– Eu sou a Raiz.

A seguir todos se abraçam, colocam a árvore no meio do círculo e juntos dizem: 
Viva o dia da árvore!

Resultado de imagem para dia da arvore


Resultado de imagem para primavera

PLANEJAMENTO DE AULAS
05/09/2016 até 09/09/2016

Conteúdo Curricular: ECOLOGIA - Plantas Nativas do Brasil e do Paraná

Conteúdos:
* Plantas Nativas e exóticas;
* Flora e fauna nativa do Paraná é a garantia de Biodiversidade;

Pré – I e II e 1º ano
Dica: Se o tempo for bom (seco e com Sol) vá passear pela escola para mostrar as plantas, árvores, a horta de chás e hortaliças da escola e os possíveis insetos e animais que vivem ou passam pela escola.

Turmas: 1º ao 5º ano

Turmas 3º ao 5º ano

ATIVIDADE: Pesquise na internet, copie as perguntas e faça o registro no caderno 
de Educação Ambiental:

Observação:
Para 2º e 3º anos responder as questões 3, 4 e 5
Para o 4º e 5º anos todas as questões abaixo.

1. O que é fauna e flora local?
2. O que é Mata Ciliar? Qual a sua importância?
3. O que são plantas nativas?
4. O que são plantas exóticas?

5. Escreva pelos menos cinco (5) nomes de plantas nativas da região Oeste do Paraná, de preferência encontradas em Toledo.

TEXTO BASE: PLANTAS NATIVAS, INVASORAS E EXÓTICAS:
O espaço para as plantas nativas diminui na mesma proporção em que aumenta a presença de espécies invasoras. Segundo o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, há mais de mil ocorrências de invasoras no Brasil. Você saberia explicar a diferença entre plantas nativas, exóticas e invasoras?
As nativas são aquelas que estão em seus locais de origem. Como exemplos de espécies nativas brasileiras podemos citar pau-brasil, cedro rosa, araçá amarelo e urucum.
As exóticas introduzidas são as inseridas em um lugar diferente de sua região de origem, mas que podem viver em harmonia com as nativas. É o caso da maioria das plantas ornamentais, como cicas e ginkgo bilobas.
Já as espécies exóticas invasoras são as que estão em locais diferentes de sua origem, alteram as condições ambientais do solo e da água, e eliminam ou interferem nas espécies nativas. Alguns exemplos: eucalipto, pinus, cinamomo, braquiária, beijinho, goiabeira e lírio-do-brejo.
A maior causa da diminuição de biodiversidade no mundo é a perda de hábitat pela intervenção humana. E a segunda? A introdução de espécies exóticas invasoras! Só isso já basta para se entender a necessidade de controlar essas plantas.
Doutora em ciências florestais, Leila Maranho explica a dificuldade de combater o crescimento e o desenvolvimento de uma exótica invasora: “Sua propagação é muito ampla, e ela se reproduz muito rapidamente. Por exemplo, o pinus é propagado pelo vento. Suas sementes são espalhadas em diversos lugares, e elas conseguem germinar até mesmo em calçadas! Ou seja, essas plantas têm grande resistência”. Além do pinus, outra invasora muito combatida no país é o eucalipto. Com raiz muito profunda, absorve muita água do solo e causa um déficit hídrico para outras plantas ao seu redor, que acabam morrendo. Leila conta que não adianta simplesmente cortar o eucalipto: “Se você voltar daqui a dois anos terá naquele mesmo lugar uma árvore de mais de três metros de altura, porque ele rebrota muito rapidamente”. Uma das soluções utilizadas nesses casos para recuperar a vegetação original é a queima das florestas de eucalipto. Mas a especialista alerta: “Esse processo de substituição de invasoras por nativas deve ser gradativo, divulgando para a população o que está sendo feito e porquê”. As invasoras não colocam em risco somente plantas. Quando a vegetação de um lugar é alterada, fauna e micro-organismos importantes no ambiente saem prejudicados. Com a mudança no ecossistema, os animais acabam fugindo de seu hábitat natural para sobreviver.
Toda essa discussão pode levar alguns ao questionamento: mas e as exóticas introduzidas, o que fazem no ambiente? “A exótica, quando não está em locais que são previstos por legislação para serem conservados, não traz nenhum prejuízo. Mas precisamos aprender a valorizar as nossas espécies”, afirma. Por isso, ao pensar em montar um jardim, tente utilizar espécies nativas ao invés de ornamentais exóticas. Com certeza você encontrará plantas belíssimas para enfeitá-lo.
Sites para pesquisa:

_________________________________________________________________________________


PLANEJAMENTO DE AULAS

 22/08/2016 até 26/08/2016




Conteúdo Curricular

Importância do AR atmosférico



Conteúdos:

* Compreender a existência do ar e sua relação com a vida na Terra.

* Ar: fundamental para a vida no planeta.

* Relações entre o Ar e os seres vivos.




1º ao 5º Ano
Assista ao vídeo, referente à prática que será realizada posteriormente.






PARA TODAS AS TURMAS



1ª Atividade:

Prática da vela acessa.



Materiais:

1 vela;

1 prato fundo;

1 vidro (de conserva, ou garrafa de suco);

corante (opcional);

massinha de modelar para fixar a vela (opcional);

Fósforo ou isqueiro (responsabilidade do professor).



Orientações conforme livro da coleção jovem cientista – AR (páginas 18 e 19).




2ª Atividade:

Prática do balão a jato.



Materiais:

1 balão,

Fita adesiva,

Canudo

Barbante.

Caso necessário, bomba de ar para encher o balão.



Orientações conforme livro da coleção jovem cientista – AR (páginas 28 e 29).



Observação:

A atividade pode ser realizada em grupos ou individualmente por cada estudante.



Planejamento de Educação Ambiental
15/08/2016 até 19/08/2016 

Conteúdo Curricular 

CÉLULAS 
Unidades básicas da vida de todos os seres vivos! 
Conteúdos: 
  • Compreender que o corpo humano é formado por pequenas estruturas chamadas de células. 
  • Células bacterianas, animais e vegetais. 
  • Células procarióticas e eucarióticas. 

Turmas:  
Pré – I e II  
Dobradura de peixinhos. (conforme vídeo no facebook). 
 e 2º Ano  
Turma da Mônica - O corpo fala 

Células e Tecidos do corpo humano 

3º Ano 
Células e Tecidos do corpo humano 

Citologia – Célula animal e vegetal 

4º e 5º anos 
Como são as Células do corpo humano 

Citologia – Célula animal e vegetal 

Bio é vida – Viagem à Célula 

Atividade 

2º e 3º Ano: Desenhar uma célula com as três partes básicas: Núcleo, Citoplasma e Membrana Plasmática ou Membrana Celular. 

4º e 5º Ano: Desenhar células com as três partes básicas: Núcleo, citoplasma e membrana plasmática ou membrana celular (célula animal), Célula vegetal acrescenta-se o cloroplasto, o vacúolo e a parede celular. E a célula bacteriana (célula procariótica) sem presença de membrana carioteca que protege o núcleo da célula que contém seu DNA. 


PLANEJAMENTO DE AULAS

 08/08/2016 até 12/08/2016




Conteúdo Curricular


JOGOS OLÍMPICOS


Conteúdos:
  • Modalidades das Olimpíadas Rio-2016.

  • Mascotes de cada modalidade olímpica.

  • Compreender que as modalidades olímpicas estão diretamente ligadas ao meio ambiente e por isso a importância da manutenção de todos os espaços naturais sejam aquáticos, terrestres, florestas, bosques, praças, parques, lagos, etc., que fazem parte do nosso maravilhoso planeta Terra!


Para todas as Turmas


Pintura de desenhos com os Mascotes Vinícius e Tom, representando as 64 modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas Rio-2016.

Os Desenhos serão sorteados entre as turmas, estas deverão pintar da melhor maneira possível, após serão expostos em um painel coletivo no mural da Escola.


Link de acesso aos desenhos das modalidades olímpicas




5 comentários: